06/07/2017

Colhendo o que plantamos

Em agosto de 2016, começamos a ter aula de agricultura com o Professor Mati. 
No começo fomos à casa de uma pessoa que mora no CEBB para pegarmos mudas de cúrcuma. Plantamos cúrcuma, batata doce, cará-da-terra e batata yacon. 
Também estudamos a diferença entre a madeira verde e seca. 
Plantamos a batata yacon primeiro, mas não deu muito certo porque ela secou e morreu. Já a cúrcuma deu bastante certo. Nós plantamos 63 mudas, e após 11 meses ficamos com em torno de 500 cúrcumas e bastante batata doce. 
No dia 4 de julho de 2017, o Grupo Lótus colheu as cúrcumas e batatas doces que foram plantadas no ano de 2016. 
Para achar as batatas e cúrcumas tivemos que afastar as outras plantas que estavam em volta, puxar as folhas da cúrcuma,cavar para achar mais cúrcumas e batatas doces, e depois sacudi-las para tirar a terra. 
Tiramos fotos para recordar este momento. 








Como agora estamos estudando zoologia e botânica, prestamos muita atenção nos animais e nas relações deles com o ambiente e outros seres vivos. 
Depois de colhermos mais de 500 cúrcumas e batatas gigantes, as colocamos no carrinho de mão e levamos para o lugar onde podíamos lavá-las com o jato d’água. 
Enquanto o professor Mati chacoalhava a caixa, a professora Karen e os alunos lavavam com o jato d’água para poder limpar todas as cúrcumas e depois as batatas. Depois colocamos as cúrcumas e as batatas numa mesa com o plástico embaixo para poder secar. 









Quando voltarmos de férias, iremos moer a cúrcuma e misturar com mel de abelha para fazermos um xarope. 
A batata será oferecida ao refeitório para o retiro de inverno do CEBB Caminho do Meio.


2 comentários:

No corre-corre danado

Olá!  Faz um bom tempo que não escrevemos, mas esses meses foram corridos e cheios de emoções.  A nossa primeira novidade é que entregamo...